Planejamento - 2009

CURSO: Artes Plásticas

Disciplina: Evolução das Artes Visuais – 3° Ano

Prof.: Fernando César Oliveira de Carvalho

Ementa: A teoria e a filosofia da arte, bem como a reflexão estética e o senso crítico serão os temas abordados. As novas tecnologias e a indústri cultural como parceiras da arte contemporânea também farão parte desta análise acadêmica; os novos códigos de comunicação em massa e suas implicações sociais e econômicas merecerão destaque dentre os conteúdos estudados por meio da apreciação de filmes, músicas, comerciais, modismos e outros manifestos da cultura de massa.

OBJETIVOS – INFORMATIVOS

Distinguir os multimeios da comunicação de massa – sua linguagem objetiva ou subjetiva, a indústria cultural e a arte como “produto dentro do capitalismo”.
Fornecer instrumentos, informações e elementos possíveis para a distinção da linguagem plástica contemporânea e suas possíveis utilizações como entretenimento e produto de consumo.
Amparar as pesquisas acadêmicas desenvolvidas para a identificação dos novos meios de comunicação visual do séc. XXI e sua análise crítica diante de suas repercussões sociais.
Apresentar uma comparação entre os distintos códigos culturais do período pós-moderno e suas fusões e hibridismo de linguagens.
Alertar para a possível atualidade da Arte como forma de alienação das capacidades sensitivas e intelectivas do ser humano.

FORMATIVOS

Sensibilizar a percepção visual através de leituras de obras consagradas pela crítica e pela História da Humanidade.
Envolver o aluno no universo da comunicação visual e fazê-lo perceber as múltiplas formas de expressão artística e materiais possíveis na sua execução.
Preparar o aluno para a continuidade da pesquisa como processo pedagógico fundamental para o educador e o educando.
Incitar o participante a questionar o papel da Arte no processo do desenvolvimento estético na sociedade industrial.
Capacitar o estudante para o meio teórico e reflexivo ao pensamento crítico para quando estiver diante dos fenômenos artísticos promovidos pela mídia não se posicione como um ser passivo e manipulável.

PROGRAMA GERAL DO CURSO

1º Semestre

Evolução: o efêmero e o permanente
Movimentos artísticos do século XIX e XX, que já anunciavam a dominação dos meios artísticos
O pensamento estético na transição dos séculos citados
O papel do artista a partir da revolução industrial
O mercado de arte e o mecenato burguês
A necessidade do novo e o rompimento com o passado clássico
Os meios de reprodução e a perda da arte “aurática”, segundo Walter Benjamin
Interpretação e superinterpretação da obra de arte pelo apreciador
O cinema e a indústria cultural – Estratégias políticas e econômicas
Massificação da Imagem: televisão
Estética da Barbárie – padronização do gosto
A crítica cultural sobre os códigos hegemônicos
Autonomia na arte e a criatividade
Arte conceitual: uma idéia sem obra?
A teoria estética – reflexões sobre a arte kitsch

2° Semestre

Filosofia da Arte: conceitos, autores e paradigmas
Novas funções da arte numa sociedade de consumo
Tecnologia e arte – o design como referência estética
Arte, obra de arte e artista: fragmentações de um processo
O posicionamento crítico por parte do educador pela Arte
Arte – Educação e a educação dos sentidos
Apreciação do belo através da arte-educação
Arte: lazer passivo ou ócio criativo
Multiculturalidade e globalização

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

Conteúdos divididos em títulos
Textos e livros para análise e debates
Pesquisas individuais e apresentações
Redações com análises críticas sobre Artes
Apreciações de vídeo (filmes) e comentários
Aulas teóricas e práticas
Avaliação constante através de atividades, pesquisas, trabalhos e provas

MATERIAL DIDÁTICO

Xerox
Vídeo e T.V.
Fotos e máquina fotográfica
Livros, jornais, revistas, folhetos
Computador

BIBLIOGRAFIA

ADORNO, Theodor W. Prismas – crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 1998.
___________________. Teoria Estética. Lisboa: Edições 70, 1993.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Trad. Denise Bottman e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira/Edusp, 1980.
ARRUDA, José J. de. A história antiga e medieval. 7ª ed., Ed. Ática.
BAUDRILARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70.
BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de Arte. Ed. Iluminuras.
COLI, Jorge. O que é arte. Ed. Brasiliense.
COSTA, Cristina. Questões da arte: a natureza do belo, da percepção e do prazer estético. São Paulo: Moderna, 1999.
DUFRENNE, Mikel. A estética e as ciências da Arte. Ed. Bertrand.
FISCHER, Ernest. A necessidade da Arte. 9ª ed., Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
FRANCASTEL, Pierre. Pintura e Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
HAUSER, Arnold. História Social da Literatura e da Arte. Vol. I-II. São Paulo: Mestre Jou, 1972.
LABAKI, Amir. Folha conta 100 anos de cinema. Rio de Janeiro: Imago, 1995.
MORAES, Frederico. Arte é o que Eu e Você chamamos Arte: 801 definições sobre arte e o sistema de arte. Rio de Janeiro: Record, 1998.
MOLES, Abraham. O kitsch. São Paulo: Perspectiva, 2001.
PILLAR, Analice e Denyse Vieira. O vídeo e a metodologia triangular no ensino da Arte. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Fundação Iochpe, 1992.

Um comentário:

Ateliê Raquel Fayad disse...

Olá Fera.
Adorei esta idéia do blog e do programa que seguiremos este ano.
Toda esta bibliografia e um espaço aberto para as idéias que surgem quando estamos fora da aula, mas que estão relacionadas a mesma.
Abração
Raquel