CURSO: Artes Plásticas
Disciplina: Fundamentos da Linguagem Visual – 3° Ano
Prof.: Fernando César Oliveira de Carvalho
Ementa: A leitura e produção das imagens e os veículos de comunicação de massa serão os “objetos” a serem abordados pela disciplina, além de exercitar a criatividade, estimular a psicomotricidade e fornecer ao aluno uma vasta experiência na elaboração e confecção de materiais da comunicação visual como materiais didáticos para a prática educativa.
OBJETIVOS – INFORMATIVOS
Ampliar o universo referencial do participante, para a prática de atividades artísticas e comunicativas.
Estimular a capacidade criativa e o conhecimento teórico dos meios de comunicação visual.
Apresentar uma variada referência visual para o melhor discernimento dos múltiplos padrões de beleza estética.
FORMATIVOS
Preparar o participante para a realização de trabalhos gráficos nos parâmetros profissionais de um educador dos códigos visuais.
Fornecer condições para o desenvolvimento criativo e crítico através de trabalhos teóricos e práticos produzidos como materiais didáticos.
Apresentar as mais variadas formas de se trabalhar com a imagem, suas aplicações práticas ao nosso cotidiano e as possíveis utilizações destas atividades para aulas de Arte.
Promover dinâmicas de estímulo e valoração da produção do aluno.
Capacitar o participante para exercer uma profissão como educador da arte com conhecimento dos códigos visuais.
PROGRAMA GERAL DO CURSO
1º Semestre
O alfabeto visual: formas de expressão gráfica
Elementos da comunicação visual:
a) Ponto, linha, forma, cor, sombra e luz.
b) Contraste, transparência, tridimensional.
c) Ritmo, perspectiva, composição e textura.
Plano Bidimensional
d) Superfície, espaço, composição.
e) Enquadramento e montagens
f) Paralelo, concêntrico, diagonal.
g) Circular, central, pontos áureos.
Veículos de comunicação visual:
h) Mídia impressa, jornal, revistas, cartazes, adesivos.
i) Símbolos da comunicação de massa
j) Logotipos e logomarcas
k) Teoria das cores em comunicação visual
Psicologia da visão:
a) Comunicação objetiva e subjetiva
b) Propaganda e publicidade
c) Campanha publicitária
d) Slogans, outdoors, layout.
e) Arte-final e veiculação
2° Semestre
Story Board:
a) Roteiro e enquadramentos
b) Plano americano, detalhe, close.
c) Grandíssimo plano geral, grande plano geral, geral.
d) Primeiro plano, micro plano.
Tridimensional e sua representação no plano
a) Vistas frontal, lateral e superior.
b) Projeção ortogonal
A imagem cinética e a estática:
a) A fotografia como arte e forma de estudo e desenvolvimento de um tema
b) O cinema como função imagem – som e expressão cênica e social
c) Análise crítica sobre os novos meios de propagação visual
d) Vídeo, Vídeo-Games, Internet.
e) Uso de câmeras e cinematógrafos como material didático
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Conteúdos divididos em bimestres
Aulas práticas e teóricas
Trabalhos individuais
Exposição didática
Avaliação pela produção e participação
Avaliação semestral através de trabalhos práticos
MATERIAL DIDÁTICO
Livros da biblioteca
Vídeo e T.V.
Xerox
Laboratórios (oficinas)
Aparelho sonoro (k7, CD).
Máquina fotográfica
Revistas e jornais
BIBLIOGRAFIA
BARBOSA, Ana Mae. Tavares Bastos. A imagem no Ensino de Arte: Anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva; Porto Alegre: Fundação IOCHPE, 1991.
BEAUMONT, Michel. Types & Colors: Ed. Phaidon.
COLE, Alison. Galeria de Arte – Cor. São Paulo: Manole Ltda., 1994.
Desenho e Pintura. Vol. I, II, III e IV – Ed. Nova Cultural.
DOMINGUES, Diana (org). A arte no século XXI – A humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.
DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. Ed. Martins Fontes.
FARINA, Modesto. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blucker Ltda.
GREGORY, R. L. Psicologia da Visão. Ed. Inova.
Marcas e Logotipos do Brasil 1996. Companhia das Artes.
MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
O prazer de fotografar. Editora Abril.
PEDROSA, Israel. Da cor a cor Inexistente. Brasília: Universitária de Brasília.
Disciplina: Fundamentos da Linguagem Visual – 3° Ano
Prof.: Fernando César Oliveira de Carvalho
Ementa: A leitura e produção das imagens e os veículos de comunicação de massa serão os “objetos” a serem abordados pela disciplina, além de exercitar a criatividade, estimular a psicomotricidade e fornecer ao aluno uma vasta experiência na elaboração e confecção de materiais da comunicação visual como materiais didáticos para a prática educativa.
OBJETIVOS – INFORMATIVOS
Ampliar o universo referencial do participante, para a prática de atividades artísticas e comunicativas.
Estimular a capacidade criativa e o conhecimento teórico dos meios de comunicação visual.
Apresentar uma variada referência visual para o melhor discernimento dos múltiplos padrões de beleza estética.
FORMATIVOS
Preparar o participante para a realização de trabalhos gráficos nos parâmetros profissionais de um educador dos códigos visuais.
Fornecer condições para o desenvolvimento criativo e crítico através de trabalhos teóricos e práticos produzidos como materiais didáticos.
Apresentar as mais variadas formas de se trabalhar com a imagem, suas aplicações práticas ao nosso cotidiano e as possíveis utilizações destas atividades para aulas de Arte.
Promover dinâmicas de estímulo e valoração da produção do aluno.
Capacitar o participante para exercer uma profissão como educador da arte com conhecimento dos códigos visuais.
PROGRAMA GERAL DO CURSO
1º Semestre
O alfabeto visual: formas de expressão gráfica
Elementos da comunicação visual:
a) Ponto, linha, forma, cor, sombra e luz.
b) Contraste, transparência, tridimensional.
c) Ritmo, perspectiva, composição e textura.
Plano Bidimensional
d) Superfície, espaço, composição.
e) Enquadramento e montagens
f) Paralelo, concêntrico, diagonal.
g) Circular, central, pontos áureos.
Veículos de comunicação visual:
h) Mídia impressa, jornal, revistas, cartazes, adesivos.
i) Símbolos da comunicação de massa
j) Logotipos e logomarcas
k) Teoria das cores em comunicação visual
Psicologia da visão:
a) Comunicação objetiva e subjetiva
b) Propaganda e publicidade
c) Campanha publicitária
d) Slogans, outdoors, layout.
e) Arte-final e veiculação
2° Semestre
Story Board:
a) Roteiro e enquadramentos
b) Plano americano, detalhe, close.
c) Grandíssimo plano geral, grande plano geral, geral.
d) Primeiro plano, micro plano.
Tridimensional e sua representação no plano
a) Vistas frontal, lateral e superior.
b) Projeção ortogonal
A imagem cinética e a estática:
a) A fotografia como arte e forma de estudo e desenvolvimento de um tema
b) O cinema como função imagem – som e expressão cênica e social
c) Análise crítica sobre os novos meios de propagação visual
d) Vídeo, Vídeo-Games, Internet.
e) Uso de câmeras e cinematógrafos como material didático
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Conteúdos divididos em bimestres
Aulas práticas e teóricas
Trabalhos individuais
Exposição didática
Avaliação pela produção e participação
Avaliação semestral através de trabalhos práticos
MATERIAL DIDÁTICO
Livros da biblioteca
Vídeo e T.V.
Xerox
Laboratórios (oficinas)
Aparelho sonoro (k7, CD).
Máquina fotográfica
Revistas e jornais
BIBLIOGRAFIA
BARBOSA, Ana Mae. Tavares Bastos. A imagem no Ensino de Arte: Anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva; Porto Alegre: Fundação IOCHPE, 1991.
BEAUMONT, Michel. Types & Colors: Ed. Phaidon.
COLE, Alison. Galeria de Arte – Cor. São Paulo: Manole Ltda., 1994.
Desenho e Pintura. Vol. I, II, III e IV – Ed. Nova Cultural.
DOMINGUES, Diana (org). A arte no século XXI – A humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.
DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. Ed. Martins Fontes.
FARINA, Modesto. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blucker Ltda.
GREGORY, R. L. Psicologia da Visão. Ed. Inova.
Marcas e Logotipos do Brasil 1996. Companhia das Artes.
MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
O prazer de fotografar. Editora Abril.
PEDROSA, Israel. Da cor a cor Inexistente. Brasília: Universitária de Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário