Planejamento - 2009

CURSO: Artes Plásticas

Disciplina: Fundamentos da Linguagem Visual – 3° Ano

Prof.: Fernando César Oliveira de Carvalho

Ementa: A leitura e produção das imagens e os veículos de comunicação de massa serão os “objetos” a serem abordados pela disciplina, além de exercitar a criatividade, estimular a psicomotricidade e fornecer ao aluno uma vasta experiência na elaboração e confecção de materiais da comunicação visual como materiais didáticos para a prática educativa.

OBJETIVOS – INFORMATIVOS

Ampliar o universo referencial do participante, para a prática de atividades artísticas e comunicativas.
Estimular a capacidade criativa e o conhecimento teórico dos meios de comunicação visual.
Apresentar uma variada referência visual para o melhor discernimento dos múltiplos padrões de beleza estética.

FORMATIVOS

Preparar o participante para a realização de trabalhos gráficos nos parâmetros profissionais de um educador dos códigos visuais.
Fornecer condições para o desenvolvimento criativo e crítico através de trabalhos teóricos e práticos produzidos como materiais didáticos.
Apresentar as mais variadas formas de se trabalhar com a imagem, suas aplicações práticas ao nosso cotidiano e as possíveis utilizações destas atividades para aulas de Arte.
Promover dinâmicas de estímulo e valoração da produção do aluno.
Capacitar o participante para exercer uma profissão como educador da arte com conhecimento dos códigos visuais.

PROGRAMA GERAL DO CURSO

1º Semestre

O alfabeto visual: formas de expressão gráfica
Elementos da comunicação visual:
a) Ponto, linha, forma, cor, sombra e luz.
b) Contraste, transparência, tridimensional.
c) Ritmo, perspectiva, composição e textura.

Plano Bidimensional
d) Superfície, espaço, composição.
e) Enquadramento e montagens
f) Paralelo, concêntrico, diagonal.
g) Circular, central, pontos áureos.

Veículos de comunicação visual:
h) Mídia impressa, jornal, revistas, cartazes, adesivos.
i) Símbolos da comunicação de massa
j) Logotipos e logomarcas
k) Teoria das cores em comunicação visual

Psicologia da visão:
a) Comunicação objetiva e subjetiva
b) Propaganda e publicidade
c) Campanha publicitária
d) Slogans, outdoors, layout.
e) Arte-final e veiculação

2° Semestre

Story Board:
a) Roteiro e enquadramentos
b) Plano americano, detalhe, close.
c) Grandíssimo plano geral, grande plano geral, geral.
d) Primeiro plano, micro plano.

Tridimensional e sua representação no plano
a) Vistas frontal, lateral e superior.
b) Projeção ortogonal

A imagem cinética e a estática:
a) A fotografia como arte e forma de estudo e desenvolvimento de um tema
b) O cinema como função imagem – som e expressão cênica e social
c) Análise crítica sobre os novos meios de propagação visual
d) Vídeo, Vídeo-Games, Internet.
e) Uso de câmeras e cinematógrafos como material didático


PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

Conteúdos divididos em bimestres
Aulas práticas e teóricas
Trabalhos individuais
Exposição didática
Avaliação pela produção e participação
Avaliação semestral através de trabalhos práticos

MATERIAL DIDÁTICO

Livros da biblioteca
Vídeo e T.V.
Xerox
Laboratórios (oficinas)
Aparelho sonoro (k7, CD).
Máquina fotográfica
Revistas e jornais


BIBLIOGRAFIA

BARBOSA, Ana Mae. Tavares Bastos. A imagem no Ensino de Arte: Anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva; Porto Alegre: Fundação IOCHPE, 1991.
BEAUMONT, Michel. Types & Colors: Ed. Phaidon.
COLE, Alison. Galeria de Arte – Cor. São Paulo: Manole Ltda., 1994.
Desenho e Pintura. Vol. I, II, III e IV – Ed. Nova Cultural.
DOMINGUES, Diana (org). A arte no século XXI – A humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.
DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. Ed. Martins Fontes.
FARINA, Modesto. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blucker Ltda.
GREGORY, R. L. Psicologia da Visão. Ed. Inova.
Marcas e Logotipos do Brasil 1996. Companhia das Artes.
MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
O prazer de fotografar. Editora Abril.
PEDROSA, Israel. Da cor a cor Inexistente. Brasília: Universitária de Brasília.

Planejamento - 2009

CURSO: Artes Plásticas

Disciplina: Fundamentos da Linguagem Visual – 3° Ano

Prof.: Fernando César Oliveira de Carvalho

Ementa: A leitura e produção das imagens e os veículos de comunicação de massa serão os “objetos” a serem abordados pela disciplina, além de exercitar a criatividade, estimular a psicomotricidade e fornecer ao aluno uma vasta experiência na elaboração e confecção de materiais da comunicação visual como materiais didáticos para a prática educativa.

OBJETIVOS – INFORMATIVOS

Ampliar o universo referencial do participante, para a prática de atividades artísticas e comunicativas.
Estimular a capacidade criativa e o conhecimento teórico dos meios de comunicação visual.
Apresentar uma variada referência visual para o melhor discernimento dos múltiplos padrões de beleza estética.

FORMATIVOS

Preparar o participante para a realização de trabalhos gráficos nos parâmetros profissionais de um educador dos códigos visuais.
Fornecer condições para o desenvolvimento criativo e crítico através de trabalhos teóricos e práticos produzidos como materiais didáticos.
Apresentar as mais variadas formas de se trabalhar com a imagem, suas aplicações práticas ao nosso cotidiano e as possíveis utilizações destas atividades para aulas de Arte.
Promover dinâmicas de estímulo e valoração da produção do aluno.
Capacitar o participante para exercer uma profissão como educador da arte com conhecimento dos códigos visuais.

PROGRAMA GERAL DO CURSO

1º Semestre

O alfabeto visual: formas de expressão gráfica
Elementos da comunicação visual:
a) Ponto, linha, forma, cor, sombra e luz.
b) Contraste, transparência, tridimensional.
c) Ritmo, perspectiva, composição e textura.

Plano Bidimensional
d) Superfície, espaço, composição.
e) Enquadramento e montagens
f) Paralelo, concêntrico, diagonal.
g) Circular, central, pontos áureos.

Veículos de comunicação visual:
h) Mídia impressa, jornal, revistas, cartazes, adesivos.
i) Símbolos da comunicação de massa
j) Logotipos e logomarcas
k) Teoria das cores em comunicação visual

Psicologia da visão:
a) Comunicação objetiva e subjetiva
b) Propaganda e publicidade
c) Campanha publicitária
d) Slogans, outdoors, layout.
e) Arte-final e veiculação

2° Semestre

Story Board:
a) Roteiro e enquadramentos
b) Plano americano, detalhe, close.
c) Grandíssimo plano geral, grande plano geral, geral.
d) Primeiro plano, micro plano.

Tridimensional e sua representação no plano
a) Vistas frontal, lateral e superior.
b) Projeção ortogonal

A imagem cinética e a estática:
a) A fotografia como arte e forma de estudo e desenvolvimento de um tema
b) O cinema como função imagem – som e expressão cênica e social
c) Análise crítica sobre os novos meios de propagação visual
d) Vídeo, Vídeo-Games, Internet.
e) Uso de câmeras e cinematógrafos como material didático


PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

Conteúdos divididos em bimestres
Aulas práticas e teóricas
Trabalhos individuais
Exposição didática
Avaliação pela produção e participação
Avaliação semestral através de trabalhos práticos

MATERIAL DIDÁTICO

Livros da biblioteca
Vídeo e T.V.
Xerox
Laboratórios (oficinas)
Aparelho sonoro (k7, CD).
Máquina fotográfica
Revistas e jornais


BIBLIOGRAFIA

BARBOSA, Ana Mae. Tavares Bastos. A imagem no Ensino de Arte: Anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva; Porto Alegre: Fundação IOCHPE, 1991.
BEAUMONT, Michel. Types & Colors: Ed. Phaidon.
COLE, Alison. Galeria de Arte – Cor. São Paulo: Manole Ltda., 1994.
Desenho e Pintura. Vol. I, II, III e IV – Ed. Nova Cultural.
DOMINGUES, Diana (org). A arte no século XXI – A humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.
DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. Ed. Martins Fontes.
FARINA, Modesto. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blucker Ltda.
GREGORY, R. L. Psicologia da Visão. Ed. Inova.
Marcas e Logotipos do Brasil 1996. Companhia das Artes.
MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
O prazer de fotografar. Editora Abril.
PEDROSA, Israel. Da cor a cor Inexistente. Brasília: Universitária de Brasília.

Planejamento - 2009

CURSO: Artes Plásticas

Disciplina: Evolução das Artes Visuais – 3° Ano

Prof.: Fernando César Oliveira de Carvalho

Ementa: A teoria e a filosofia da arte, bem como a reflexão estética e o senso crítico serão os temas abordados. As novas tecnologias e a indústri cultural como parceiras da arte contemporânea também farão parte desta análise acadêmica; os novos códigos de comunicação em massa e suas implicações sociais e econômicas merecerão destaque dentre os conteúdos estudados por meio da apreciação de filmes, músicas, comerciais, modismos e outros manifestos da cultura de massa.

OBJETIVOS – INFORMATIVOS

Distinguir os multimeios da comunicação de massa – sua linguagem objetiva ou subjetiva, a indústria cultural e a arte como “produto dentro do capitalismo”.
Fornecer instrumentos, informações e elementos possíveis para a distinção da linguagem plástica contemporânea e suas possíveis utilizações como entretenimento e produto de consumo.
Amparar as pesquisas acadêmicas desenvolvidas para a identificação dos novos meios de comunicação visual do séc. XXI e sua análise crítica diante de suas repercussões sociais.
Apresentar uma comparação entre os distintos códigos culturais do período pós-moderno e suas fusões e hibridismo de linguagens.
Alertar para a possível atualidade da Arte como forma de alienação das capacidades sensitivas e intelectivas do ser humano.

FORMATIVOS

Sensibilizar a percepção visual através de leituras de obras consagradas pela crítica e pela História da Humanidade.
Envolver o aluno no universo da comunicação visual e fazê-lo perceber as múltiplas formas de expressão artística e materiais possíveis na sua execução.
Preparar o aluno para a continuidade da pesquisa como processo pedagógico fundamental para o educador e o educando.
Incitar o participante a questionar o papel da Arte no processo do desenvolvimento estético na sociedade industrial.
Capacitar o estudante para o meio teórico e reflexivo ao pensamento crítico para quando estiver diante dos fenômenos artísticos promovidos pela mídia não se posicione como um ser passivo e manipulável.

PROGRAMA GERAL DO CURSO

1º Semestre

Evolução: o efêmero e o permanente
Movimentos artísticos do século XIX e XX, que já anunciavam a dominação dos meios artísticos
O pensamento estético na transição dos séculos citados
O papel do artista a partir da revolução industrial
O mercado de arte e o mecenato burguês
A necessidade do novo e o rompimento com o passado clássico
Os meios de reprodução e a perda da arte “aurática”, segundo Walter Benjamin
Interpretação e superinterpretação da obra de arte pelo apreciador
O cinema e a indústria cultural – Estratégias políticas e econômicas
Massificação da Imagem: televisão
Estética da Barbárie – padronização do gosto
A crítica cultural sobre os códigos hegemônicos
Autonomia na arte e a criatividade
Arte conceitual: uma idéia sem obra?
A teoria estética – reflexões sobre a arte kitsch

2° Semestre

Filosofia da Arte: conceitos, autores e paradigmas
Novas funções da arte numa sociedade de consumo
Tecnologia e arte – o design como referência estética
Arte, obra de arte e artista: fragmentações de um processo
O posicionamento crítico por parte do educador pela Arte
Arte – Educação e a educação dos sentidos
Apreciação do belo através da arte-educação
Arte: lazer passivo ou ócio criativo
Multiculturalidade e globalização

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

Conteúdos divididos em títulos
Textos e livros para análise e debates
Pesquisas individuais e apresentações
Redações com análises críticas sobre Artes
Apreciações de vídeo (filmes) e comentários
Aulas teóricas e práticas
Avaliação constante através de atividades, pesquisas, trabalhos e provas

MATERIAL DIDÁTICO

Xerox
Vídeo e T.V.
Fotos e máquina fotográfica
Livros, jornais, revistas, folhetos
Computador

BIBLIOGRAFIA

ADORNO, Theodor W. Prismas – crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 1998.
___________________. Teoria Estética. Lisboa: Edições 70, 1993.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Trad. Denise Bottman e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira/Edusp, 1980.
ARRUDA, José J. de. A história antiga e medieval. 7ª ed., Ed. Ática.
BAUDRILARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70.
BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de Arte. Ed. Iluminuras.
COLI, Jorge. O que é arte. Ed. Brasiliense.
COSTA, Cristina. Questões da arte: a natureza do belo, da percepção e do prazer estético. São Paulo: Moderna, 1999.
DUFRENNE, Mikel. A estética e as ciências da Arte. Ed. Bertrand.
FISCHER, Ernest. A necessidade da Arte. 9ª ed., Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
FRANCASTEL, Pierre. Pintura e Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
HAUSER, Arnold. História Social da Literatura e da Arte. Vol. I-II. São Paulo: Mestre Jou, 1972.
LABAKI, Amir. Folha conta 100 anos de cinema. Rio de Janeiro: Imago, 1995.
MORAES, Frederico. Arte é o que Eu e Você chamamos Arte: 801 definições sobre arte e o sistema de arte. Rio de Janeiro: Record, 1998.
MOLES, Abraham. O kitsch. São Paulo: Perspectiva, 2001.
PILLAR, Analice e Denyse Vieira. O vídeo e a metodologia triangular no ensino da Arte. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Fundação Iochpe, 1992.

Planejamento - 2009

CURSO: Artes Plásticas

Disciplina: Evolução das Artes Visuais – 3° Ano

Prof.: Fernando César Oliveira de Carvalho

Ementa: A teoria e a filosofia da arte, bem como a reflexão estética e o senso crítico serão os temas abordados. As novas tecnologias e a indústri cultural como parceiras da arte contemporânea também farão parte desta análise acadêmica; os novos códigos de comunicação em massa e suas implicações sociais e econômicas merecerão destaque dentre os conteúdos estudados por meio da apreciação de filmes, músicas, comerciais, modismos e outros manifestos da cultura de massa.

OBJETIVOS – INFORMATIVOS

Distinguir os multimeios da comunicação de massa – sua linguagem objetiva ou subjetiva, a indústria cultural e a arte como “produto dentro do capitalismo”.
Fornecer instrumentos, informações e elementos possíveis para a distinção da linguagem plástica contemporânea e suas possíveis utilizações como entretenimento e produto de consumo.
Amparar as pesquisas acadêmicas desenvolvidas para a identificação dos novos meios de comunicação visual do séc. XXI e sua análise crítica diante de suas repercussões sociais.
Apresentar uma comparação entre os distintos códigos culturais do período pós-moderno e suas fusões e hibridismo de linguagens.
Alertar para a possível atualidade da Arte como forma de alienação das capacidades sensitivas e intelectivas do ser humano.

FORMATIVOS

Sensibilizar a percepção visual através de leituras de obras consagradas pela crítica e pela História da Humanidade.
Envolver o aluno no universo da comunicação visual e fazê-lo perceber as múltiplas formas de expressão artística e materiais possíveis na sua execução.
Preparar o aluno para a continuidade da pesquisa como processo pedagógico fundamental para o educador e o educando.
Incitar o participante a questionar o papel da Arte no processo do desenvolvimento estético na sociedade industrial.
Capacitar o estudante para o meio teórico e reflexivo ao pensamento crítico para quando estiver diante dos fenômenos artísticos promovidos pela mídia não se posicione como um ser passivo e manipulável.

PROGRAMA GERAL DO CURSO

1º Semestre

Evolução: o efêmero e o permanente
Movimentos artísticos do século XIX e XX, que já anunciavam a dominação dos meios artísticos
O pensamento estético na transição dos séculos citados
O papel do artista a partir da revolução industrial
O mercado de arte e o mecenato burguês
A necessidade do novo e o rompimento com o passado clássico
Os meios de reprodução e a perda da arte “aurática”, segundo Walter Benjamin
Interpretação e superinterpretação da obra de arte pelo apreciador
O cinema e a indústria cultural – Estratégias políticas e econômicas
Massificação da Imagem: televisão
Estética da Barbárie – padronização do gosto
A crítica cultural sobre os códigos hegemônicos
Autonomia na arte e a criatividade
Arte conceitual: uma idéia sem obra?
A teoria estética – reflexões sobre a arte kitsch

2° Semestre

Filosofia da Arte: conceitos, autores e paradigmas
Novas funções da arte numa sociedade de consumo
Tecnologia e arte – o design como referência estética
Arte, obra de arte e artista: fragmentações de um processo
O posicionamento crítico por parte do educador pela Arte
Arte – Educação e a educação dos sentidos
Apreciação do belo através da arte-educação
Arte: lazer passivo ou ócio criativo
Multiculturalidade e globalização

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

Conteúdos divididos em títulos
Textos e livros para análise e debates
Pesquisas individuais e apresentações
Redações com análises críticas sobre Artes
Apreciações de vídeo (filmes) e comentários
Aulas teóricas e práticas
Avaliação constante através de atividades, pesquisas, trabalhos e provas

MATERIAL DIDÁTICO

Xerox
Vídeo e T.V.
Fotos e máquina fotográfica
Livros, jornais, revistas, folhetos
Computador

BIBLIOGRAFIA

ADORNO, Theodor W. Prismas – crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 1998.
___________________. Teoria Estética. Lisboa: Edições 70, 1993.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Trad. Denise Bottman e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira/Edusp, 1980.
ARRUDA, José J. de. A história antiga e medieval. 7ª ed., Ed. Ática.
BAUDRILARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70.
BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de Arte. Ed. Iluminuras.
COLI, Jorge. O que é arte. Ed. Brasiliense.
COSTA, Cristina. Questões da arte: a natureza do belo, da percepção e do prazer estético. São Paulo: Moderna, 1999.
DUFRENNE, Mikel. A estética e as ciências da Arte. Ed. Bertrand.
FISCHER, Ernest. A necessidade da Arte. 9ª ed., Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
FRANCASTEL, Pierre. Pintura e Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
HAUSER, Arnold. História Social da Literatura e da Arte. Vol. I-II. São Paulo: Mestre Jou, 1972.
LABAKI, Amir. Folha conta 100 anos de cinema. Rio de Janeiro: Imago, 1995.
MORAES, Frederico. Arte é o que Eu e Você chamamos Arte: 801 definições sobre arte e o sistema de arte. Rio de Janeiro: Record, 1998.
MOLES, Abraham. O kitsch. São Paulo: Perspectiva, 2001.
PILLAR, Analice e Denyse Vieira. O vídeo e a metodologia triangular no ensino da Arte. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Fundação Iochpe, 1992.