Segue abaixo o roteiro de estudos para a Avaliação de Evolução das Artes Visuais

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Leia atentamente todas as questões e responda:

  1. Defina o termo “arte-educação”.
  2. O que são “estruturas compositivas”?
  3. Defina “efêmero” e “permanente” e explane sobre estes dois conceitos em Arte.
  4. O que seria Poética pessoal em Artes? Conceitualize.

5. O início de um trabalho artístico é desencadeado por uma idéia ou tema, seguido da escolha do material, então seguido do seu desenvolvimento e término, sendo concluído somente quando de estabelece o contato com o espectador com a obra terminada. Qual é o nome do processo que antecede este contato público-obra? Conceitualize.

  1. O que define Patrimônio Cultural?

a) São os museus, cinemas e as galerias de uma cidade.

b) É a soma dos bens culturais de um povo.

c) São prédios tombados, museus, praças e locais públicos.

d) NDA.

  1. A Arte Pública dialoga com a cidade e a sociedade. Encontra-se e desenvolve-se de forma diferente dos meios usuais da Arte. Quais seriam estes meios?

a) Intervenções Urbanas, Graffitti, Stickers ou adesivos, cartazes de arte, apresentações teatrais de rua, dança de rua, break dance, escultura viva, apresentações de músicos de rua, etc.

b) Graffitti, adesivos, letreiros, placas, etc.

c) Museus, zoológicos, praças, parques, etc.

d) Prédios antigos, edifícios e casas tombadas, entre outros locais importantes para a história da cidade.

  1. Do que se trata Poética Pessoal?

(a) São os estudos prévios do artista, antes da produção da obra.

(b) São os conhecimentos e técnicas que do artista, mas sem alguma relação com suas vivências.

(c) São a junção do conhecimento, técnicas, vivências e experiências de um artista refletidas em um projeto durante o processo criativo.

(d) NDA

  1. O que seria Intervenção em Artes?

a) É o ato de um artista modificar a obra de outro.

b) Trata-se da utilização da técnica de Releitura e Reprodução, baseando-se na obra de outro artista.

c) É a utilização do ateliê ou estúdio de um artista para uma exposição e fruição de suas obras.

d) Trata-se da utilização de um espaço para fins artísticos, intervindo naquele espaço cotidiano para modificá-lo ou amplificar seu conceito estético.

  1. Revendo o que nós conhecemos como obras-de-arte na história, e refletindo sobre a Arte Contemporânea e seu modo de comunicar-se com o espectador, podemos concluir que:

a) A Arte Contemporânea busca integrar-se ao público, trazendo características que permitem a fruição de um leigo, abrindo oportunidades de se ter galerias ou exposições de Artes até mesmo em espaços ao céu aberto.

b) A Arte Contemporânea não abre novas discussões sobre sua relação com o público, tornando-se acessível somente aos iniciados e estudiosos de Arte.

c) Não se pode definir o caminho que a Arte Contemporânea está tomando, visto que as obras tornam-se cada vez mais incompreensíveis e somente ficam expostas em ambientes adequados a elas, não permitindo o acesso do público comum.

d) A Arte Contemporânea pouco difere do que já foi produzido em Arte ao longo da História, mas mesmo assim, já pode ser exposta em locais públicos e em espaços que antes não seria.

  1. Refletindo sobre a “onipresente Arte”, faça um comentário sobre a Arte Digital e sua interação com o mercado publicitário e o público.
  2. O que é cultura de massa e qual é o significado do termo “Indústria Cultural”?
  3. Explane sobre o cinema e seu papel para a Indústria Cultural.
  4. Com a evolução tecnológica e dos meios de comunicação, mudou-se o modo de ver e fazer a Arte, assim como a comunicação visual, a comunicação social e o design, através da chamada “Arte Digital”. Fale sobre estas mudanças, no âmbito social, profissional e artístico.
  5. Temos opiniões pessoais e informações de diversas fontes sobre o uso dos jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica e como uma nova forma de “arte”. Coloque suas opiniões e os prós e contras do uso dos mesmos em sala de aula, assim como seu papel na perda da experiência lúdica nas brincadeiras infantis.
  6. Defina “Arte”.
  7. O início de um trabalho artístico é desencadeado por uma idéia ou tema, seguido da escolha do material, então, do seu desenvolvimento e término, sendo concluído somente quando de estabelece o contato com o espectador com a obra terminada. Qual é o nome do processo que antecede este contato público-obra?

(a) Processo de idéia.

(b) Processo de criação.

(c) Obra-de-arte.

(d) Processo colaborativo.

(e) NDA

  1. As formas de comunicação entre o artista e o espectador podem se estabelecer através de diversos meios; a matéria e a expressão do conceito artístico formam o conjunto do que chamamos Arte. A materialidade é o meio em que o artista faz esta ponte. O que seria esta matéria?

a) É a matéria da Arte: as idéias do artista.

b) Os materiais e ferramentas utilizadas no fazer artístico e facilmente encontrados em lojas especializadas; como tintas e pincéis.

c) As Artes Visuais, Teatro e a Dança.

d) Todo e qualquer meio que o artista encontre para concretizar sua idéia-conceito; materiais utilizados para fins artísticos. Desde papelão até coisas comuns como pincéis e argila.

e) NDA

  1. Em “A educação contra a barbárie”, temos um debate entre Adorno e Becker sobre a importância da educação na desbarbarização e na busca da civilidade na sociedade contemporânea. Utilizando-se do conteúdo estudado, explane sobre este conceito e coloque sua visão sobre o assunto.
  2. Com a evolução tecnológica e dos meios de comunicação, mudou-se o modo de ver e fazer a Arte, assim como a comunicação visual, a comunicação social e o design, através da chamada “Arte Digital”. Fale sobre estas mudanças, no âmbito social, profissional e artístico.
  3. Comente a afirmação:

“O nascimento da “Pop Art” se aproveitou da fusão entre a produção em massa e a autonomização da imagem, criando obras seriadas usando técnicas offset de replicação, reproduzindo imagens fortes, simples e auto-explicativas. O filósofo visual Andy Warhol soube ler o movimento da segunda metade do século para a massificação e expressá-lo em obras que podiam ser replicadas infinitamente. Num dos seus quadros mais famosos ele multiplico a sex simbol do século XX, a atriz Marilyn Monroe, numa série de quadros idênticos, a não ser pelas cores gritantemente diferentes. Foi o fenômeno da arte que explodia, a arte pop, numa época em que não existiam os recursos da produção fotográfica massiva, cuja massa é medida em gigabytes digitais. Andy jamais sonhou a explosão atômica visual acontecida décadas depois, no mundo que levou ao extremo os conceitos de clonagem infinita das imagens, e do extermínio dos últimos traços do sujeito pensante moderno de René Descartes.”

  1. O que é Semiótica?
  2. Quais eram os nomes dos dois cientistas que estabeleceram os princípios básicos da Semiótica?
  3. Fale sobre algumas das aplicações da Semiótica.
  4. Relacione os três elementos do signo, segundo Pierce.
  5. Pierce concluiu que tudo o que parece a consciência, assim o faz numa gradação de três propriedades que correspondem aos três elementos formais de toda e qualquer experiência. Quais são estes três elementos formais e o que são?
  6. Explique os três tipos de signos.
  7. Fale sobre Louis Hjelmslev e sua importância para a Semiótica.
  8. Explane sobre o prazer do Belo e sobre a escala de prioridades do ser humano e onde o prazer estético se encaixa nesta escala.
  9. Fale sobre Umberto Eco, e sobre seus estudos sobre os signos.
  10. Quem foi Roman Jackobson?
  11. Explane sobre a relação entre a Semiótica e a Linguística.
  12. O que é Semiologia?
  13. Explique o que é Semiótica da Cultura.
  14. Defina o termo Sociologia da Arte.
  15. Relembrando a leitura do livro Questões de Arte, de Cristina Costa, defina o termo amador e explane sobre isso.

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