Segue abaixo o roteiro de estudos para a Avaliação de Fundamentos da Linguagem Visual

Se quiser baixar o arquivo em .pdf do roteiro, basta clicar aqui.

Para verificar e baixar o roteiro de Evolução das Artes Visuais, clique aqui.

Leia atentamente todas as questões e responda:

  1. Durante os três anos em que estudou, teve oportunidade de trocar informações, conhecer diversas técnicas, suas aplicações pedagógicas, além da elaboração e viabilização de diversos projetos envolvendo os conhecimentos assim adquiridos. Pensando nisso e baseando-se em suas experiências em estágio e na prática pedagógica, além das limitações impostas na aplicação do mesmo na rede pública municipal e estadual, redija um projeto envolvendo o Alfabeto Visual.
  2. Explane sobre as aplicações pedagógicas da realização de uma “Campanha Publicitária” em sala de aula, e como você procederia para aplicá-la.
  3. Relacione os componentes necessários para a realização de uma Campanha Publicitária em sala de aula, relembrando os itens estudados e realizados para a concretização da mesma.
  4. Explane sobre as aplicações na realização de um “Storyboard” em sala de aula e seus possíveis desdobramentos.
  5. Quais são os elementos da comunicação visual?

(a) Linha, forma, cor, luz, sombra, ergonomia, transparência, ponto, textura, contraste e ritmo.

(b) Ponto, linha, sombra, luz, transparência, contraste, forma, cor, ritmo, tridimensionalidade, perspectiva, composição e textura.

(c) Ponto, linha, forma, luz, transparência, cores primárias, ritmo, tridimensionalidade, perspectiva, textura e silhueta.

(d) Pintura, escultura, fotografia, design, arquitetura, publicidade, etc.

(e) NDA

  1. Analise as possibilidades da realização de um projeto envolvendo Site Specific na escola, e descreva quais passos devem ser tomados para a concretização do mesmo.
  2. O que são linguagens e códigos?

(a) Linguagens são sistemas próprios de organização, enquanto códigos são elementos que servem para formar mensagens.

(b) Linguagens são sistemas de comunicação falada, enquanto códigos são elementos que servem para formar mensagens escritas.

(c) Linguagens são sistemas formativos da comunicação objetiva humana, enquanto códigos são elementos formativos da comunicação subjetiva.

(d) Linguagens são sistemas estruturais na comunicação visual, enquanto códigos são as estruturas da compreensão da mensagem recebida.

(e) NDA

  1. Pensando no estudo de Estética, Sociologia da Arte, História da Arte e do fazer artístico, utilize o livro Questões de Arte, de Cristina Costa, e crie um plano de aula.
  2. O que é a “Semiótica”?

(a) A Semiótica é uma ciência que estuda a metodologia da Comunicação Visual e a relação entre o produto e o público-consumidor.

(b) A Semiótica é uma ciência que estuda as mensagens subliminares contidas na propaganda e como ela influencia o consumo.

(c) A Semiótica é uma ciência que estuda os Signos e como se relacionam.

(d) A Semiótica é uma ciência que estuda a Linguagem Visual e como ela se dá.

(e) NDA

  1. O que são “signos”, “marcas” e “sinais”.

(a) Signos são marcas que utilizamos para transmitirmos nossas mensagens. Pelos signos nós nos comunicamos com a intenção de transmitir idéias e/ou formas associadas a uma idéia. Marcas podem ser voluntárias e involuntárias. Marcas gráficas são produzidas por instrumentos tais como: lápis, caneta, giz, pincel e outros. Sinais involuntários são as marcas involuntárias, espontâneas, enquanto os sinais voluntários são marcas feitas com a intenção de comunicação.

(b) Signos são sinais voluntários produzidos por instrumentos com lápis, caneta, giz, pincel, etc. Marcas são para nos comunicarmos com os outros e transmitir nossas ideias. Sinais são marcas involuntárias, espontâneas feitas com a intenção de comunicação.

(c) Signos podem ser voluntários ou involuntários, feitos com algum instrumento como lápis, caneta, giz, pincel, etc. Marcas são feitas com a intenção de transmitir idéias e/ou formas associadas a uma idéia. Sinais são marcas com a intenção de comunicar algo, feitas também de modo voluntário ou involuntário.

(d) Signos são marcas com a intenção de transmitir idéias e/ou formas associadas a uma idéia. Pelos signos nós nos comunicamos com os outros e transmitimos nossas mensagens. Marcas podem ser voluntárias e involuntárias. Marcas gráficas são produzidas por instrumentos tais como: lápis, caneta, giz, pincel e outros. Sinais involuntários são as marcas involuntárias, espontâneas, enquanto os sinais voluntários são marcas feitas com a intenção de comunicação.

(e) NDA

  1. Nas Artes Plásticas, utilizamos o sistema de cores de pigmento. Nas mídias eletrônicas de massa como a televisão e internet, utilizamos a de luz, além destes dois, temos diversos sistemas de cor, como HLS, HSB, HSV, Lab, RYB (do inglês Red, Yellow, Blue ou Vermelho, Amarelo e Azul; sistema histórico de cores e utilizado em artes plásticas, embora cientificamente inexato), que tem aplicações diversas. Quais são as siglas e seus significados dos sistemas de cor da luz e do pigmento mais conhecidos e utilizados?

(a) Do pigmento, CMYK (C = Cyan (ciano), M = Magenta, Y = Yellow (amarelo), K = Black (preto)) e RGB, da luz (R = Red (vermelho), G = Green (verde), B = Blue (azul)).

(b) Do pigmento, RGB, (R = Red (vermelho), G = Green (verde), B = Blue (azul), e da luz, CMYK ((C = Cyan (ciano), M = Magenta, Y = Yellow (amarelo), K = Black (preto)).

(c) Do pigmento, CMYK (C = Cyan (ciano), M = Magenta, Y = Yellow (amarelo), K = Black (preto)) e RRGB, da luz (R = Red (Vermelho), R = Rouge (Lilás), G = Green (verde), B = Blue (azul)).

(d) Da luz e do pigmento, CMYK (C = Cyan (ciano), M = Magenta, Y = Yellow (amarelo), K = Black (preto)).

(e) NDA

  1. Relembrando o disco cromático, relacione a teoria das cores, seguindo por ordem: primárias, secundárias, complementares, cores quentes e frias destas.

(a) Primárias: vermelho, azul cyan, amarelo. Secundárias: violeta, laranja, verde. Verde é complementar do vermelho, laranja do azul cyan, e violeta do amarelo. Cores quentes: vermelho, amarelo, laranja. Cores frias: azul cyan, violeta, verde.

(b) Primárias: violeta, laranja, verde. Secundárias: magenta, azul cyan e amarelo. Verde é complementar do magenta, laranja do azul cyan, e violeta do amarelo. Cores quentes: magenta, amarelo, laranja. Cores frias: azul cyan, violeta, verde.

(c) Primárias: magenta, azul cyan, amarelo. Secundárias: violeta, laranja, verde. Verde é complementar do magenta, laranja do azul cyan, e violeta do amarelo. Cores quentes: magenta, amarelo, laranja. Cores frias: azul cyan, violeta, verde.

(d) Primárias: magenta, amarelo e laranja. Secundárias: azul cyan, violeta e verde. Verde é complementar do magenta, laranja do azul cyan, e violeta do amarelo. Cores quentes: magenta, azul cyan e amarelo. Cores frias: violeta, laranja e verde.

(e) NDA

  1. O que é Comunicação?

(a) Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana; que se estabelece na relação emissor-meio/ferramenta-receptor.

(b) Comunicação é a palavra que designa os relacionamentos comunicativos humanos e sem relação com campos acadêmicos.

(c) Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda a Semiótica e os processos de comunicação humana; que se estabelece na relação emissor-meio/ferramenta-receptor.

(d) Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda a comunicação animal, incluindo-se a humana; percebida na relação emissor-meio/ferramenta-receptor.

(e) NDA

  1. O que é Comunicação Visual?

(a) Comunicação Visual é todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como: signos, imagens, desenhos, gráficos, ou seja, tudo que pode ser visto.

(b) Comunicação Visual é todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como: signos, imagens, desenhos, gráficos, entretanto com a tecnologia, podemos incluir meios de comunicação para deficientes visuais.

(c) Comunicação Visual é a tradução de Graphic Design e seus componentes visuais como: signos, imagens, desenhos, gráficos, etc.

(d) Comunicação Visual é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana; que se estabelece na relação emissor-meio/ferramenta-receptor.

(e) NDA

15. Explane sobre a utilização de seminários no Ensino de Arte.

16. O que é o Briefing e para que ele serve em uma campanha publicitária?

(a) Em seu termo mais simples, briefing é a pesquisa de campo, para saber a opinião do público consumidor e significa a passagem de informação de uma pessoa para outra. O briefing e o planejamento começam com a análise do problema a ser resolvido para o cliente/contratante.

(b) Em seu termo mais simples, briefing é a reunião feita antes de qualquer Campanha Publicitária para a coleta de dados na agência de publicidade. O briefing e o planejamento começam com a análise do problema a ser resolvido para o cliente/contratante.

(c) Em seu termo mais simples, briefing significa a passagem de informação de uma pessoa para outra. O briefing e o planejamento começam com a análise do problema a ser resolvido para o cliente/contratante.

(d) Em seu termo mais simples, briefing é a realização dos esboços necessários para o início de uma campanha publicitária. O briefing e o planejamento começam com a análise do problema a ser resolvido para o cliente/contratante.

(e) NDA

  1. Relacione as técnicas de pintura possíveis em sala de aula, escolha uma e desenvolva um trabalho a ser aplicado com ela, utilizando como embasamento um período da História da Arte.
  2. Explane sobre as aplicações pedagógicas da realização de uma “Campanha Publicitária” em sala de aula, e como você procederia para aplicá-la.
  3. Desenvolva um projeto envolvendo o Storyboard como foco do estudo.
  4. Pensando no estudo de Arte, desenvolva um projeto em que se utiliza a fotografia ou filmagem em vídeo para o desenvolvimento do trabalho.

Nenhum comentário: