Nossa! Tá vivo?

Pois não é que estou?
Sim! As aulas recomeçaram, o trabalho retornou.
Sim! Estou satisfeito com a vida e as pessoas que me rodeiam, assim como com o meu trabalho. (Not!)

Bom, estou de volta! Andei ausente exatamente por causa do trabalho. Pela primeira vez em anos, sei que tenho tomado decisões corretas e que começo a tomar o rumo em direção à coisas boas. Estou estudando as novas regras ortográficas (ideia) e prometo retomar meu velho diário. Após longa consulta aos meus amados leitores (duas pessoas que opinaram, mas o Rockão que não falou nada), vi que a melhor solução é realmente retomar este espaço como um espaço de reflexão, poesia, "causos" e de cotidiano relato (bem mais ou menos, diga-se de passagem). Voltarei a programação normal de posts semanais, contando com um relato breve de cada dia e as minhas impressões do mundo que me rodeiam. Obviamente que terei que me organizar e programar uma rotina diária de escrita. Irei novamente dividir este espaço e minha vida com as pessoas que tanto amo, nesse mundo que me fez perceber o quanto estou certo estando errado.

Salam!
(Dê uma escutadinha em um "sonzinho" maneiro para esquentar a alma)


Em mais uma de minhas "homenagens caricatas", eu resolvi pintar meu amigo Bruno. Grande amigo professor, fotógrafo, estilista, mangaká. Tudo em plena forma amadora (segundo o próprio, não é professor amador, é bico). Para iniciar, fiz um esboço à lápis, em seguida fotografei e exportei para o Corel Painter. Lá, refinei o lápis e exportei novamente, desta vez, para o Artrage, onde finalizei. Lembrei do elogio que ele fez ao cabelo que eu fiz para o desenho da Eddie, e sobre as diversas conversas que tive sobre o meu estilo com o Klayton Luz. É bem característico do meu desenho esta relação de traços finos e grossos. Resolvi então arte-finalizar sem muitas preocupações em ficar corrigindo os traços, dando um aspecto mais natural e gestual ao desenho. Pensando em reticular e dar uma "cara de mangá", exportei para o Photoshop, onde eu aproveitei uma imagem que "raptei" de seu blog (http://verdolejo.blogspot.com), joguei em uma textura de folha de caderno e apliquei a perspectiva, para dar um ar de "flagra" em seu processo criativo.

Aproveitei o ânimo no trabalho, e resolvi mostrar outra faceta do cara. Peguei uma foto de uma máquina do mesmo modelo que ele usa, esbocei e artefinalizei no Artrage e exportei para o Photoshop, onde eu transformei em um Smart Object e coloquei sobre o desenho, distorcendo para encaixar na ilustração. Neste momento, acabei fazendo a separação de cores.

Comecei a aplicar as retículas e a luz. Mesmo já tendo experiência com retículas digitais, eu percebi que o resultado não estava ficando bom. Resolvi abortar a idéia e iniciar o processo de pintura digital direto no Photoshop.

(Detalhe das retículas abortadas)
Visualizei a separação de cores, e achei melhor fazer um contraste de temperatura nas cores, para destacar a figura do plano de fundo, que seria um canto de um cômodo qualquer.

Decidido no que ia fazer, pintei então o fundo em dois tons de vermelho, exatamente pensando na questão do fundo simulando algum "canto" de uma casa ou ateliê.

Fiz algumas variações de cores, e acabei decidindo puxar as tonalidades para tons violáceos, e "esfriar" a ilustração.

Aplicando as cores corretamente, cheguei a este resultado. E descobri que na verdade estava apenas começando o trabalho...

Depois de resolver as cores base, comecei a sombrear o desenho, utilizando o violeta puro em uma nova camada, com o blender em Superexposição linear, abaixando a opacidade do layer.

Então, apliquei as luzes, e percebi que ficaria muito artificial sem uma sombra projetada (juro que eu esqueci...).

Em uma nova camada, apliquei a sombra projetada, buscando a idéia de profundidade.

Novamente eu comecei a trabalhar as variações de cores, "esfriando-as". Mas procurando um efeito "suave".

Depois de conseguir o efeito desejado, trabalhei com filtros e mais filtros para ter um efeito de iluminação mais natural.

E consegui este resultado, "quase" finalizando a figura. Mas, ainda sentia que faltava algo, pois estava ainda "muito artificial".

Então decidi aplicar texturas. Peguei uma das inúmeras fotos de texturas de aquarela que tenho em meu computador, tirei sua saturação e apliquei sobre o desenho. Acabei me sentindo satisfeito com o resultado final, por causa de sua suavidade e naturalidade.

Fiz então uma "brincadeira", usando uma textura de papel amassado e distorcendo a imagem para ela ficar de acordo com o papel. Como pode-se ver, o resultado não ficou muito bom, entretanto, serviu como experiência.

Envolvido em mais uma experiência, decidi então fazer a caricatura de outro amigo, Merson. Sabia que usaria texturas e uma imagem já pronta para servir de cenário. Então pesquisei fotos de referência, texturas e a foto necessária para o fundo. Como fonte de lembranças, decidi colocá-lo no "nosso antigo antro", o Madame Satã. Comecei o trabalho, fazendo seu esboço à lápis e fotografando. Abri a foto no Corel Painter, refinei o lápis e apaguei as linhas de construção. Exportei para o Artrage para arte-finalizar (eu adorei o pincel deste programa).

Depois de arte-finalizado, eu exportei para o Photoshop, ondeu eu o pintaria e faria os retoques necessários.


Já que estava decidido a utilizar texturas, peguei fotos de esponjas de aço e "modelei" o cabelo, o mais próximo que pude do natural, sem tirar o aspecto de "Bombril".


Depois, trabalhando com as ferramentas Subexposição e Superexposição, em uma camada duplicada, consegui chegar próximo do aspecto de cabelo.


Iniciei então, o trabalho de separação de cores, começando pela pele.


Apliquei as sombras da pele, utilizando um tom de verde escuro em outra camada, com blender em Superexposição linear, e opacidade em 30% no pincel.



Depois de pintar a camiseta de preto e alterar a opacidade da camada para ter uma tonalidade cinzenta e tranparente, eu apliquei as sombras da camiseta, novamente em uma outra camada.


Para finalizar, pintei os reflexos de luz em uma nova camada, com blender em Luminosidade, e utilizando um tom mais claro da mesma cor da pele.


Busquei na própria internet, fotos do antigo Madame Satã, e acabei encontrando uma foto muito interessante do seu interior. Fiz algumas variações de cores, depois acabei colando e distorcendo o símbolo da banda Bauhaus, e também para aproximar a imagem de fundo da carica, usei o filtro Recorte de Arestas e mais alguns outros filtros para dar uma aparência de vetor.

Inseria a caricatura do Merson sobre a imagem do salão do Madame Satã, e iniciei um trabalho de limpeza de pixels e também desfoquei os contornos para dar uma maior unidade na ilustração.














Quando finalmente eu cheguei próximo ao resultado que eu queria, eu resolvi aplicar uma textura e também dar uma aparência mais natural para esta ilustração. Depois de passar algum tempo pesquisando nas minhas fotos de texturas, encontrei uma bem interessante de uma porta de ferro enferrujada. Decidi aplicar, mas o seu efeito não ficou muito bom. Acabei resolvendo o problema retirando a saturação da textura e alterando sua opacidade, chegando ao resultado abaixo.



Só pra alegrar à Gregos e Corinthianos, resolvi postar uma antiga série, "Inspirações de Chocolate", que iniciei por conta desta minha eterna busca por uma poética perfeita. Enjoy!
















2 comentários:

Merson disse...

Vc tá f....

Bruno disse...

Como se já não bastasse eu dar aula, agora virei aula kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk