Pra me conhecer...


Velha imagens, perdidas em um hd formatado... Calíope e Orfeu - Painter - 2007

Bem, a vida caminha sem muitas novidades nos últimos dias. Na verdade, percebi que tenho criado uma visão "saturada" da vida e das coisas que me rodeiam. Mas, tenho que abrir os olhos. Sempre! Senão acabo virando mais uma pessoa, sem nada a dizer, vivendo por viver...

Não fiz muito mais coisa além do que já havia feito. Andei pintando um Garage Kit do Gundam Wing e pintando um retrato que ficou meio largado. Assim que eu terminar eu posto aqui.

Enquanto não souber fazer vídeo (cabaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço), vai ficando com imagem quadro-a-quadro (Pois é... Infelizmente acabei perdendo o lápis... Não sei o que deu no fdp aqui, que fiz a bosta da arte-final no layer do lápis... Burro! Burro! Burro!)
 
O "processo criativo" é um negócio engraçado... Todo mundo sabe que eu sempre preferi o Fera ao Wolverine (por motivos óbvios). Entretanto, em um acesso de "ciúmes" por Hugh Jackman (very long history... Né, Dona Diny?), eu risquei um rosto meu meio "Wolverinado"... Aproveitei a oportunidade pra aprender... Resolvi testar meus conhecimentos em arte finalização, mas queria fazer por meios digitais... Não satisfeito, resolvi usar retículas... "Taí" o resultado... "Wolvie" - Photoshop - 2009










... cabelo, barba e tudo mais foi na base da "canetada"... tá certo que o photoshop tem inúmeros recursos como brushes, padrões e suas criações e afins, mas nada substituiu a mão e a expressividade dela... As "irregularidades" é que enriquecem o trabalho e o deixam "bonitim"...Wolvie" - Photoshop - 2009



Nossa... Ontem (04/02) assisti um documentário sobre o Spirit e Will Eisner... Como eu amo o Spirit e aquele ar "noir"... Pronto... Olha a porra da influência na fumaça do charuto... Cara... Eisner é um gênio!!!!"Wolvie" - Photoshop - 2009

Olha aí uma ferramenta que eu nunca tinha usado... Tem um filtro no photoshop pra fazer fibras... Sempre preferi "colar" a textura do tecido... Até que não ficou tão mal, mas é meio limitado..."Wolvie" - Photoshop - 2009

(Como sempre pedem "dicas": quando for trabalhar com retículas, imagine como se fosse "as verdadeiras"; coladas... "cole" em uma camada separada um padrão de retícula... use a máscara de camada e "recorte" as partes claras... para fazer o degradê, use a borracha, jogue a opacidade em uns trinta por cento... A mesma coisa que fazemos no papel... Sem segredos... Basta tratar seu desenho como se fosse feito no papel...)




Uma coisa interessante é fazer uma sobreposição de estilos de retículas... faça vários modelos e coloque-os em camadas separadas para conseguir editar melhor... O uso de padrões de linhas também são interessantes.... "Wolvie" - Photoshop - 2009


Hachuras são maravilhosas... E tem várias maneiras de se fazer... Eu juntei um monte aí... Na verdade, não tem "uma regra" pra se fazer isso... Mas, é muito legal estudar gravuras e ver como é feito para se passar a impressão de "esférico", "cilíndrico", etc... É uma puta escola!!! 


Se liga ali no cabelo... Outra coisa que eu curto bastante, são os brushes "splatshes", "grunges" e "natural brushes"... Sempre é bom adicinar na arte, pq dá um toque mais "natural" na obra, e são muito "istailes"... pq dão uma cara de "espirro", ou queda de tinta no desenho... Imperfeições são bacanas... tira o ar artificial de um trabalho digital... Só não esqueça de dar uma "desfocada" mínima..."

...o detalhe da dogtag foi pensado desde o iníco... eu amo a dogtag do Wolverine... A canadense é completamente diferente da americana... Tem duas partes que são destacáveis, e quando o soldado morre, a parte de baixo é quebrada... Note que a do Wolverine já é quebrada... Será que terá alguma resposta sobre isso no filme?
"Wolvie" - Photoshop - 2009

Esta final, eu fiz para dar uma cara de impressão... Ficou bom, não?
(Heeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr (momento Michael Kyle)... Não! ¬¬°)

Mas, a questão principal nem é esta. Na verdade estou criando este post mais para dizer que coloquei em meu disco virtual (onde eu coloco as apostilas das matérias as quais leciono), todo o conteúdo anterior do blog. Como meus amigos e velhos leitores sabem, no meio do ano passado acabei deletando tudo por conta de alguns problemas na esfera pessoal. Mas agora está lá, em formato .doc. Se quiser me conhecer melhor, ou apenas me conhecer, ou ainda, somente saber que o que rolava aqui antes, clica aqui no link. (Na verdade, bem na verdade, este post foi criado para minha tia Clélia, e para as amigas Eliza e Márcia. Sei que ninguém teria a paciência de ler tudo o que já foi postado, mas o que elas acharem interessante, podem dar uma lida)

Outra coisa é, ando querendo saber quem anda lendo o blog e a opinião a respeito de um assunto. Será que eu devo a postar meu "diário", junto com poesias e textos que eventualmente eu escreva, ou devo deixar como está? Deixe sua resposta nos comments...

Então, por enquanto é isso. Um grande abraço e beijo na bunda.

Salam!

4 comentários:

Pousada das Goianas disse...

Putz...Fera!!!me emocionou...Obrrigada amigo.Agora o que eu não sabia, é q. alem de tuuudo isso, vc. é poeta???Caaaaaara...vc. é igual bom bril...tem 1001 utilidades...shsuahsushausha...
Qto. a opinião q.vc.pede,deveria postar diário junto os seus poemas e textos...Ficaria amais interessante...ah e outra coisa...Coloca o link do seu blog no perfil..please!!!!!!!...
Obrigada pela homenagem...

CLÉLIA disse...

Fernando, adivinha o k estou fazendo??? Chorando é claro. Bem! de vc posso esperar tudo, nada me é novidade, mas a verdade é que não fico colecionando seus trabalhos pq sou sua tia e te AMO, mas pq vc é realmente bom em tudo k faz. Queria muito k acreditasse mais em vc, como artista que é. Amo vc e sempre acreditei na sua capacidade, mesmo qdo todos diziam k não, eu apostava no sim, tá aí, vc é meu artista preferido, pois mostrou que pode, é só querer.Sei k alguma força maior nos une, lembre-se, mesmo distante, nunca terá ninguem tão perto d vc qto eu. TE AMO DE VERDADE,DA MESMA FORMA K AMO MEUS FILHOS.Não desista nunca dos seus sonhos, e se precisar de mim, é só me chamar, estarei sempre com vc de corpo, alma, coração e espirito. TE AMO D+++++++++ BEIJOSSSSSSS

Yubikiri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Yubikiri disse...

Fernando Fera, demorei na resposta né, estou aqui toda atrapalhada, e já apaguei uma vez,rs...não ficou legal! Eu queria dizer, que adoro os seus trabalhos e a sua dedicação! Fiquei sem fala quando vi o meu nome no seu blog, sem ação...A sua escrita me fascina, sabia? Quanto ao diário, hummm seria um belo presente para as fãs eternas! Te gosto de montão, maninho, tudo de bom, desejo de coração que vc realize tudo que sonhas...Ah e hahahah e com todo respeito dispensando o seu beijo kkk , mas te dou um abraço carinhoso...Eliza